Encontramos vários artigos na internet com os benefícios que a musica pode trazer no ambiente de trabalho. Entre as várias vantagens apresentadas estão:
– Os clientes ficam mais tempo dentro das lojas.
– O faturamento aumenta.
– O ambiente de trabalho se torna mais agradável.
Mas no fim das contas, a fonte dos estudos nem sempre é apresentada, deixando o leitor com a pulga atrás da orelha.
– Os estudos realmente existem?
– Os percentuais são realmente verdadeiros?
– Existem musicas que funcionam melhor que as outras?
A resposta vem de um professor americano, Ronald E. Milliman. Seu estudo aponta que o som ambiente pode aumentar as vendas de um estabelecimento, assim como aumentar a produtividade de uma equipe de colaboradores.
Segundo Milliman, quando a música ambiente é escolhida da maneira correta, o tempo de permanência dentro de um supermercado pode aumentar até 34%, com consequente aumento das vendas, em comparação com o som desligado.
O Som Ambiente, quando integrado a um programa direcionado ao cliente, pode oferecer uma ferramenta eficiente para as vendas em supermercados, lojas, butiques, restaurantes e até em lojas de conveniência.
____________________________________________________________
Fernando Bonfim
Produtor Musical, arranjador, técnico de audio e Músico do Sonora Estúdio, Professor de Música na Escola de Música Sonora e Guitarrista da banda Outro Lado.