Antes de dizer quais aplicativos são mais usados para som ambiente, precisamos te contar um segredo…
A verdade sobre a lei de uso de som ambiente
Se você usa um aplicativo de streaming para sonorizar seu estabelecimento, você pode estar ferindo os direitos autorais das músicas, além de estar a mercê dos órgãos reguladores.
O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e editoras podem mover ações judiciais pelo uso indevido das músicas. Basta uma simples denúncia para ganhar uma multa salgada.
Mas eu pago o serviço de Streaming!
Quando aceitamos os termos de compromisso dos aplicativos de streaming, nos comprometemos a usar o aplicativo de forma pessoal, em nossos dispositivos, de forma que configure o uso privado.
Quando a música é executada em estabelecimentos públicos ou privados, a lei interpreta que os direitos devem ser pagos de forma diferenciada, porque segundo a lei, através da música de terceiros, o estabelecimento se beneficia, transformando o ambiente de forma agradável e atraindo clientes.
Fato sobre as leis de direitos autorais
O fato da lei dos direitos autorais entender os benefícios do som ambiente, só reforça o poder da música nos negócios.
Os principais benefícios da sonorização ambiental que dão legitimidade a lei dos direitos autorais em ambientes públicos são:
- Caracterização do estabelecimento conforme a música executada
- Maior permanência do público em ambiente sonorizado
- Identificação e fidelização dos clientes
- Aumento da produtividade dos colaboradores
- Crescimento das vendas
Som Ambiente dentro da lei
Como o uso de Apps de streaming e videos para som ambiente é muito comum nos estabelecimentos, o ECAD encontrou uma solução para o caso.
Cobrando um valor que equaciona o número de pessoas e o tamanho do estabelecimento, o ECAD arrecada um valor e divide entre os artistas mais tocados.
O valor da arrecadação pode sofrer outras variáveis que alteram o seu valor final.
Apps mais usados para sonorizar sua empresa
Entre os mais comuns estão o SPOTIFY, DEEZER, APPLE MUSIC e YouTube.
Cada um oferecendo vantagens e desvantagens.
- Spotify
Grande catálogo de músicas e ótimas playlists, mas não trabalha com o popular formato MP3.
- Youtube
Grande catálogo, mas a diferença de uma música para outra atrapalha na execução.
- Deezer
Começou a se popularizar a pouco tempo.
- Apple Music
Uso associado ao aplicativo Itunes. Pouco prático.
Mas e agora, o que devo fazer?
Existem ferramentas que apresentam um bom custo benefício na hora de sonorizar ambientes comerciais.
Essas ferramentas apresentas soluções personalizadas para cada estabelecimento, focando no tipo de público desejado.
A “radio interna personalizada” tem se apresentado até o momento, como a melhor ferramenta para sonorizar restaurantes, lojas, escritórios e instituições financeiras.
As músicas são selecionadas para aumentar os resultados, seja para deixar um restaurante com o ambiente relaxante, ou melhorar a moral dos colaboradores em uma grande fábrica no final do expediente, quando a produção tende a cair.
Outra comodidade, é que não é preciso gastar tempo baixando músicas e montando playlists enormes, essas ferramentas, uma vez configuradas, apresentam grande variedade de músicas e ainda permitem a possibilidade de customizar a programação com avisos, recados internos e até promoções do próprio estabelecimento.
Independente da escolha do App para som ambiente, a sonorização de lojas, restaurantes, bares e escritórios é uma ferramenta poderosa, que quando usada da maneira correta, pode potencializar os resultados de todos os tipos de espaço comercial.
Conheça mais sobre a INRÁDIO agora! Uma rádio personalizada para sua empresa!