Blog

AMPLIFICADOR DE SOM AMBIENTE

Amplificadores de som são um dos componentes mais importantes de um projeto de som ambientes de qualidade.

Amplificador de som são os elementos ativos do sistema de som.

Basicamente ele aumenta um sinal de baixa intensidade transformando-a em um sinal de alta intensidade, essa relação é chamada de ganho.

Em um sistema de som ambiente o sinal de baixa intensidade é proveniente da fonte geradora, de um aparelho externo como um notebook, tablet, celular, DVD player, modem de TV à cabo ou outros dispositivos. Esse sinal possui baixa potência e não promove um alto falante, sua potência é muito baixa. Para que o sistema funcione é necessário o uso de um amplificador que “aumenta” a potência o suficiente para os alto falantes trabalharem.

Primeiro, é essencial entender que o tipo mais comum é o amplificador eletrônico. A série de utilização é extremamente ampla, permitindo-o ser aplicado desde equipamentos de uso profissional e de broadcast — transmissores de rádio e televisão — até receptores de sinais audiovisuais, microcomputadores e instrumentos musicais. Hoje praticamente todos são desenvolvidos a partir de placas de circuitos elétricos e transistores.

AMPLIFICADOR DE SOM MODERNO

Para possibilitar a aplicação dos amplificadores em projetos contemporâneos de sonorização, a opção por equipamentos temporários é o caminho mais adequado. Além de mais baratos, eles duram mais tempo, consomem menos energia e podem ser bem mais compactos que os modelos mais antigos.

Além dessas características técnicas, um motivo definitivo para escolher qual amplificador será usado no projeto de som ambiente é de ordem física: o tamanho do espaço. Como há muitas opções, é importante saber o aparelho mais adequado à potência e à finalidade de uso do local. Mesmo dentro de uma casa, há diversas propostas que serão atendidas conforme o resultado que espera. Antes de comprar um amplificador correto, busque descobrir:

  • Deseja ter um som apenas ambiente?
  • Há a necessidade de ouvir músicas com alto volume e “peso” (geralmente associado às frequências mais graves)?
  • O usuário vai integrá-lo a um subwoofer?
  • O amplificador será conectado à televisão ou a outros dispositivos emissores e reprodutores de som?
  • O projeto prevê a sonorização de múltiplos ambientes?
  • Qual é o tamanho de cada cômodo/espaço a ser sonorizado?

As respostas à estas perguntas ajudarão a entender de forma mais clara e precisa qual é a sua necessidade. Conforme as informações obtidas, é possível adquirir o equipamento que atenderá exatamente a sua demanda e terá um custo absolutamente adequado com a realidade apresentada.

CONEXÕES FACILITADAS

Além da preocupação com a qualidade sonora, a praticidade de conexão e integração com dispositivos mobile é uma condição fundamental para o bom projeto de som ambiente. Ainda que muitas pessoas utilizem reprodutores de áudio tradicionais — CDs e DVDs players, por exemplo —, a quantidade de gente que adotou os smartphones e tablets como fonte de músicas aumentou significativamente.

Para atender à essa demanda, nós da Sonora Palotina trabalhamos com amplificadores que contam com conexão Wi-Fi, por meio da qual é possível estabelecer uma ligação direta e transmitir os sinais sonoros em altíssima qualidade e com boa mobilidade.

Para conhecer mais sobre som ambiente, leia o blog Sonora Palotina e conheça detalhes dos serviços no nosso site.

Compartilhe:

Entre em contato com nossa equipe

Tire suas dúvidas de maneira fácil e rápida.